Os Dez Preceitos Maiores
Buda disse aos seus discípulos, “Existem dez preceitos Pratimoksa (maiores) do Bodhisattva. Se alguém recebe os preceitos mas não os recita, não é um Bodhisattva nem uma semente da Budeidade. Também eu recito estes preceitos. Todos os Bodhisattvas os estudaram no passado, os estudarão no futuro e os estudam agora. Seguidamente explicarei as características principais dos preceitos do Bodhisattva. Deveis estudá-los e observá-los de todo o coração.”
1. Primeiro Preceito Maior: Não Matar
Um discípulo de Buda não deve matar, encorajar outros a matar, matar por expedientes, louvar o acto de matar, rejubilar ao presenciar o acto de matar ou matar mediante encantamentos ou mantras desviantes. Não deve criar as causas, condições, métodos ou karma de matar e não deve matar intencionalmente qualquer criatura viva.
Enquanto discípulo de Buda, deve desenvolver uma mente compassiva e filial, procurando sempre meios hábeis para salvar e proteger todos os seres. Se, pelo contrário, ele deixa de se restringir, tirando prazer cruel em matar, comete uma ofensa Parajika (maior).
2. Segundo Preceito Maior: Não Roubar
Um discípulo de Buda não deve roubar, encorajar outros a roubar, roubar por expedientes, roubar mediante encantamentos ou mantras desviantes. Não deve criar as causas, condições, métodos ou karma de roubar. Nenhum valor ou bem, mesmo pertencente a fantasmas, espíritos ou ladrões, seja ele pequeno como uma agulha ou uma erva, pode ser roubado.
Enquanto discípulo de Buda, deve desenvolver uma mente misericordiosa, compassiva e filial – ajudando sempre as pessoas a obterem méritos e virtudes e a alcançarem felicidade. Se, pelo contrário, ele rouba o que pertence a outros, comete uma ofensa Parajika.
3. Terceiro Preceito Maior: Não Ter Condutas Sexuais Impróprias
Um discípulo de Buda não deve envolver-se em actos licenciosos ou encorajar outros a fazê-lo. [Enquanto Monge] não deve ter relações sexuais com nenhuma fêmea – seja ela humana, animal, divindade ou espírito – nem criar as causas, condições, métodos ou karma dessa má conduta. Além disso, não deve envolver-se em conduta sexual imprópria com ninguém.
Um discípulo de Buda deve ter uma mente filial, salvando os seres e instruindo-os no Dharma da pureza e castidade. Se, em vez disso, é desprovido de compaixão e encoraja outros a envolverem-se em condutas sexuais impróprias, ou envolve-se promiscuamente com alguém, incluindo animais ou mesmo a sua mãe, filha, irmã ou outros parentes próximos, comete uma ofensa Parajika.
4. Quarto Preceito Maior: Não Mentir Nem Falar com Falsidade
Um discípulo de Buda não deve usar palavras ou expressões falsas, nem encorajar outros a mentir ou mentir mediante expedientes. Não deve envolver-se nas causas, condições, métodos ou karma de mentir, dizendo ter visto o que não viu ou vice-versa, ou mentindo implicitamente mediante meios físicos ou mentais. Como discípulo de Buda deve manter sempre o Recto Discurso e a Noção Recta e levar os outros a mantê-los também. Se, em vez disso, conduz os outros a um discurso erróneo, a pontos de vista erróneos ou mau karma comete uma ofensa Parajika.
5. Quinto Preceito Maior – Não Vender Bebidas Alcoólicas
Um discípulo de Buda não deve negociar bebidas alcoólicas ou encorajar outros a fazê-lo. Ele não deve criar as causas, condições, métodos ou karma de vender qualquer intoxicante, porque os intoxicantes são a fonte de todos os tipos de ofensas.
Enquanto discípulo de Buda, deve ajudar todos os seres a alcançar sabedoria clara – se em vez disso os induz a um pensamento perturbado e turvo, comete uma ofensa Parajika.
6. Sexto Preceito Maior: Não Veicular as Faltas da Assembleia
Um discípulo de Buda não deve veicular as faltas ou infracções de Bodhisattvas ordenados ou leigos nem de monges e monjas comuns, nem encorajar outros a fazê-lo. Não deve criar as causas, condições, métodos ou karma de discutir as faltas da assembleia.
Enquanto discípulo de Buda, sempre que ouça pessoas malévolas, não-Budistas ou seguidoras dos Dois Veículos falarem de práticas contrárias aos preceitos no seio da comunidade Budista, deve instruí-los com mente compassiva e levá-los a desenvolver uma fé sadia no Mahayana. Se, em vez disso, discute as faltas e más acções que ocorram no seio da assembleia, comete uma ofensa Parajika.
7. Sétimo Preceito Maior: Não Se Louvar Depreciando os Outros
Um discípulo de Buda não deve louvar-se e falar mal dos outros ou encorajar outros a fazê-lo. Não deve criar as causas, condições, métodos ou karma de se louvar a si mesmo e depreciar os outros.
Enquanto discípulo de Buda deve estar disposto a “dar a cara” por todos os seres sencientes e a suportar humilhações e calúnias – aceitando censuras e deixando os seres sencientes receberem toda a glória.
Se, em vez disso, exibe as suas virtudes e encobre os aspectos positivos dos outros, fazendo desse modo com que sofram calúnias, comete uma ofensa Parajika.
8. Oitavo Preceito Maior: Não ser Avarento Nem Abusivo
Um discípulo de Buda não deve ser avarento nem encorajar outros a sê-lo. Não deve criar as causas, condições, métodos ou karma da avareza. Enquanto Bodhisattva, sempre que uma pessoa necessitada pede ajuda, deve dar-lhe o que quer que ela precise. Se, em vez disso, com raiva e ressentimento, lhe nega toda a assistência – negando-se a ajudar ainda que com apenas um cêntimo, uma agulha ou uma erva, mesmo que uma sentença ou verso ou um iota do Dharma, mas em vez disso, censura e insulta essa pessoa – comete uma ofensa Parajika.
9. Nono Preceito Maior: Não Alimentar Raiva e Ressentimento
Um discípulo de Buda não deve acolher o sentimento de raiva ou encorajar outros a enfurecerem-se. Não deve criar as causas, condições, métodos ou karma da raiva.
Enquanto discípulo de Buda, deve ser compassivo e filial, ajudando todos os seres sencientes a desenvolverem boas raízes de não-confrontação. Se, em vez disso, insulta e desrespeita os seres sencientes, mesmo seres de transformação [tais como divindades ou espíritos] com palavras rudes, agredindo-os com o punho ou com o pé, com uma faca ou com um pau – ou guarda rancor mesmo depois de a vítima confessar os seus erros e pedir perdão com uma voz doce e conciliatória – o discípulo comete uma ofensa Parajika.
10. Décimo Preceito Maior: Não Caluniar as Três Jóias
Um discípulo de Buda não deve falar mal da Jóia Tripla ou encorajar outros a fazê-lo. Não deve criar as causas, condições, métodos ou karma da calúnia. Se um discípulo ouve ainda que uma só palavra de calúnia contra o Buda, proferida por não-Budistas ou seres malévolos, experimenta uma dor semelhante à de trezentas setas a trespassarem o seu coração. Como pode então ser possível ele mesmo caluniar as Três Jóias?
Assim, se um discípulo é desprovido de fé e de sentimentos filiais e ajuda pessoas malévolas ou com noções aberrantes a caluniar a Jóia Tripla, comete uma ofensa Parajika.
V. Conclusão: Os Dez Preceitos Maiores
Enquanto discípulos de Buda, deveis estudar os Dez Preceitos Maiores do Bodhisattva sem quebrar nenhum deles ainda que por apenas um iota – muito menos quebrá-los a todos! Qualquer um culpado de o fazer não pode desenvolver a mente Bodhi nesta presente existência e perderá qualquer posição elevada que possa ter alcançado, seja a de imperador, Rei Que Faz Girar a Roda, Bhiksu, Bhiksuni – bem como qualquer nível do caminho do Bodhisattva que possa ter atingido, quer se trate das Dez Moradas, das Dez Condutas, das Dez Transformações, dos Dez Chãos – e todos os frutos da Eterna Natureza de Buda. Perderá todos esses níveis de realização e descerá até aos três Mundos Inferiores, incapaz de ouvir as palavras “pais” ou “Jóia Tripla” durante kalpas. Todos vós Bodhisattvas deveis observar os Dez Preceitos, que foram observados, são observados e serão observados por todos os Bodhisattvas. Esses preceitos foram explicados em pormenor no capítulo “As Oitenta Mil Regras de Conduta”.