Todos os seres sencientes, conforme seu envolvimento e enredamento nas ações, dormem para sempre em nascimento e morte; o Iluminado — surgindo no mundo — pode despertar a todos, confortar suas mentes e fazer com que não tenham medo ou ansiedade.
Todos que o vêm, ele faz com que cheguem ao conhecimento próprio da verdade.
Com sabedoria e meios hábeis ele penetra o mundo objetivo. Suas marcas e adornos de beleza não podem ser encobertos. Sua montanha de sabedoria e suas garras de ensinamentos estão todas purificadas.
Às vezes, ele se manifesta como um ser senciente, às vezes aparece como um buda, fazendo todos os seres chegarem ao reino da não-tristeza. Adornado por incontáveis virtudes, desenvolvidas por ações práticas, ele surge no mundo.
O esplendor e pureza de todos os budas são realizados através dos trabalhos da onisciência.
Sempre mantendo seu voto original, ele não abandona o mundo, sendo um benfeitor incansável dos seres sencientes. Sua suprema luz pura se faz visível a todos os seres.
Através do poder espiritual, Buda sempre acompanha os seres sencientes dos seis reinos da existência cíclica, ilimitados e incontáveis, jamais abandonando-os.
Se houver alguém que plantou raízes de bondade similares no passado, ele provoca sua purificação, sem jamais abandonar seu voto original em relação a todos os seres dos seis reinos.
Ele não engana ninguém, lidando apropriadamente com todos de maneiras virtuosas, fazendo-os praticar atos puros e anulando conflitos demoníacos.
Sutra Guirlanda de Flores