terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Os Dez Preceitos Maiores

Os Dez Preceitos Maiores



Buda disse aos seus discípulos, “Existem dez preceitos Pratimoksa (maiores) do Bodhisattva. Se alguém recebe os preceitos mas não os recita, não é um Bodhisattva nem uma semente da Budeidade. Também eu recito estes preceitos. Todos os Bodhisattvas os estudaram no passado, os estudarão no futuro e os estudam agora. Seguidamente explicarei as características principais dos preceitos do Bodhisattva. Deveis estudá-los e observá-los de todo o coração.”





1. Primeiro Preceito Maior: Não Matar





Um discípulo de Buda não deve matar, encorajar outros a matar, matar por expedientes, louvar o acto de matar, rejubilar ao presenciar o acto de matar ou matar mediante encantamentos ou mantras desviantes. Não deve criar as causas, condições, métodos ou karma de matar e não deve matar intencionalmente qualquer criatura viva.

Enquanto discípulo de Buda, deve desenvolver uma mente compassiva e filial, procurando sempre meios hábeis para salvar e proteger todos os seres. Se, pelo contrário, ele deixa de se restringir, tirando prazer cruel em matar, comete uma ofensa Parajika (maior).





2. Segundo Preceito Maior: Não Roubar



Um discípulo de Buda não deve roubar, encorajar outros a roubar, roubar por expedientes, roubar mediante encantamentos ou mantras desviantes. Não deve criar as causas, condições, métodos ou karma de roubar. Nenhum valor ou bem, mesmo pertencente a fantasmas, espíritos ou ladrões, seja ele pequeno como uma agulha ou uma erva, pode ser roubado.

Enquanto discípulo de Buda, deve desenvolver uma mente misericordiosa, compassiva e filial – ajudando sempre as pessoas a obterem méritos e virtudes e a alcançarem felicidade. Se, pelo contrário, ele rouba o que pertence a outros, comete uma ofensa Parajika.





3. Terceiro Preceito Maior: Não Ter Condutas Sexuais Impróprias



Um discípulo de Buda não deve envolver-se em actos licenciosos ou encorajar outros a fazê-lo. [Enquanto Monge] não deve ter relações sexuais com nenhuma fêmea – seja ela humana, animal, divindade ou espírito – nem criar as causas, condições, métodos ou karma dessa má conduta. Além disso, não deve envolver-se em conduta sexual imprópria com ninguém.

Um discípulo de Buda deve ter uma mente filial, salvando os seres e instruindo-os no Dharma da pureza e castidade. Se, em vez disso, é desprovido de compaixão e encoraja outros a envolverem-se em condutas sexuais impróprias, ou envolve-se promiscuamente com alguém, incluindo animais ou mesmo a sua mãe, filha, irmã ou outros parentes próximos, comete uma ofensa Parajika.





4. Quarto Preceito Maior: Não Mentir Nem Falar com Falsidade



Um discípulo de Buda não deve usar palavras ou expressões falsas, nem encorajar outros a mentir ou mentir mediante expedientes. Não deve envolver-se nas causas, condições, métodos ou karma de mentir, dizendo ter visto o que não viu ou vice-versa, ou mentindo implicitamente mediante meios físicos ou mentais. Como discípulo de Buda deve manter sempre o Recto Discurso e a Noção Recta e levar os outros a mantê-los também. Se, em vez disso, conduz os outros a um discurso erróneo, a pontos de vista erróneos ou mau karma comete uma ofensa Parajika.





5. Quinto Preceito Maior – Não Vender Bebidas Alcoólicas



Um discípulo de Buda não deve negociar bebidas alcoólicas ou encorajar outros a fazê-lo. Ele não deve criar as causas, condições, métodos ou karma de vender qualquer intoxicante, porque os intoxicantes são a fonte de todos os tipos de ofensas.

Enquanto discípulo de Buda, deve ajudar todos os seres a alcançar sabedoria clara – se em vez disso os induz a um pensamento perturbado e turvo, comete uma ofensa Parajika.





6. Sexto Preceito Maior: Não Veicular as Faltas da Assembleia



Um discípulo de Buda não deve veicular as faltas ou infracções de Bodhisattvas ordenados ou leigos nem de monges e monjas comuns, nem encorajar outros a fazê-lo. Não deve criar as causas, condições, métodos ou karma de discutir as faltas da assembleia.

Enquanto discípulo de Buda, sempre que ouça pessoas malévolas, não-Budistas ou seguidoras dos Dois Veículos falarem de práticas contrárias aos preceitos no seio da comunidade Budista, deve instruí-los com mente compassiva e levá-los a desenvolver uma fé sadia no Mahayana. Se, em vez disso, discute as faltas e más acções que ocorram no seio da assembleia, comete uma ofensa Parajika.





7. Sétimo Preceito Maior: Não Se Louvar Depreciando os Outros





Um discípulo de Buda não deve louvar-se e falar mal dos outros ou encorajar outros a fazê-lo. Não deve criar as causas, condições, métodos ou karma de se louvar a si mesmo e depreciar os outros.

Enquanto discípulo de Buda deve estar disposto a “dar a cara” por todos os seres sencientes e a suportar humilhações e calúnias – aceitando censuras e deixando os seres sencientes receberem toda a glória.

Se, em vez disso, exibe as suas virtudes e encobre os aspectos positivos dos outros, fazendo desse modo com que sofram calúnias, comete uma ofensa Parajika.





8. Oitavo Preceito Maior: Não ser Avarento Nem Abusivo



Um discípulo de Buda não deve ser avarento nem encorajar outros a sê-lo. Não deve criar as causas, condições, métodos ou karma da avareza. Enquanto Bodhisattva, sempre que uma pessoa necessitada pede ajuda, deve dar-lhe o que quer que ela precise. Se, em vez disso, com raiva e ressentimento, lhe nega toda a assistência – negando-se a ajudar ainda que com apenas um cêntimo, uma agulha ou uma erva, mesmo que uma sentença ou verso ou um iota do Dharma, mas em vez disso, censura e insulta essa pessoa – comete uma ofensa Parajika.





9. Nono Preceito Maior: Não Alimentar Raiva e Ressentimento



Um discípulo de Buda não deve acolher o sentimento de raiva ou encorajar outros a enfurecerem-se. Não deve criar as causas, condições, métodos ou karma da raiva.

Enquanto discípulo de Buda, deve ser compassivo e filial, ajudando todos os seres sencientes a desenvolverem boas raízes de não-confrontação. Se, em vez disso, insulta e desrespeita os seres sencientes, mesmo seres de transformação [tais como divindades ou espíritos] com palavras rudes, agredindo-os com o punho ou com o pé, com uma faca ou com um pau – ou guarda rancor mesmo depois de a vítima confessar os seus erros e pedir perdão com uma voz doce e conciliatória – o discípulo comete uma ofensa Parajika.





10. Décimo Preceito Maior: Não Caluniar as Três Jóias



Um discípulo de Buda não deve falar mal da Jóia Tripla ou encorajar outros a fazê-lo. Não deve criar as causas, condições, métodos ou karma da calúnia. Se um discípulo ouve ainda que uma só palavra de calúnia contra o Buda, proferida por não-Budistas ou seres malévolos, experimenta uma dor semelhante à de trezentas setas a trespassarem o seu coração. Como pode então ser possível ele mesmo caluniar as Três Jóias?

Assim, se um discípulo é desprovido de fé e de sentimentos filiais e ajuda pessoas malévolas ou com noções aberrantes a caluniar a Jóia Tripla, comete uma ofensa Parajika.




V. Conclusão: Os Dez Preceitos Maiores





Enquanto discípulos de Buda, deveis estudar os Dez Preceitos Maiores do Bodhisattva sem quebrar nenhum deles ainda que por apenas um iota – muito menos quebrá-los a todos! Qualquer um culpado de o fazer não pode desenvolver a mente Bodhi nesta presente existência e perderá qualquer posição elevada que possa ter alcançado, seja a de imperador, Rei Que Faz Girar a Roda, Bhiksu, Bhiksuni – bem como qualquer nível do caminho do Bodhisattva que possa ter atingido, quer se trate das Dez Moradas, das Dez Condutas, das Dez Transformações, dos Dez Chãos – e todos os frutos da Eterna Natureza de Buda. Perderá todos esses níveis de realização e descerá até aos três Mundos Inferiores, incapaz de ouvir as palavras “pais” ou “Jóia Tripla” durante kalpas. Todos vós Bodhisattvas deveis observar os Dez Preceitos, que foram observados, são observados e serão observados por todos os Bodhisattvas. Esses preceitos foram explicados em pormenor no capítulo “As Oitenta Mil Regras de Conduta”.