sábado, 29 de maio de 2010

A folha de papel

Quando mais jovem,
por causa de meu caráter impulsivo,
tinha raiva e na menor provocação,
explodia magoando meus amigos,
com palavras e gestos.

Na maioria das vezes,
depois de um desses incidentes
me sentia envergonhado
e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.

Um dia,
meu professor me viu pedindo desculpas
depois de uma explosão de raiva,
e me entregou uma folha de papel lisa e dizendo:

- Amasse-a!

Com medo,
obedeci e fiz com ela uma bolinha.

Agora -

voltou a dizer-me:

deixe-a como estava antes.

É obvio que não pude deixá-la como antes.

Por mais que tentei,
o papel ficou cheio de pregas.

Então,
disse-me o professor:

- O coração das pessoas é como esse papel...
a impressão que neles deixamos
será tão difícil de apagar como esses amassados.

Assim aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente.

Quando sinto vontade de estourar,
lembro deste papel amassado.

A impressão que deixamos nas pessoas
é impossível de apagar.

Quando magoamos
com nossas ações ou com nossas palavras,
logo queremos consertar o erro,
mais muitas vezes é tarde demais.

Alguém disse, certa vez:

"Fale quando tuas palavras sejam tão suaves como o silêncio"

Fonte Mensagens e Poemas

Leia mais: