sexta-feira, 29 de julho de 2011

O Sutra do Bodhisattva Mérito Universal (parte 3)

O Sutra do Bodhisattva Mérito Universal (parte 3)

‘(Na taça) há um bodhisattva chamado Virtude Universal que senta de pernas cruzadas. Seu corpo puro como uma jóia branca, radia cinqüenta raios de cinqüenta diferentes cores, formando um brilho ao redor de sua cabeça. Dos poros no seu corpo ele emite raios de luz e inúmeros budas transformados estão no fim dos raios, acompanhados pelos bodhisattvas transformados como seus séqüitos.

O elefante caminha suavemente e vagarosamente, e vai adiante do seguidor (do Grande Veículo), fazendo chover grandes flores de lótus de jóias. Quando este elefante abre sua boca, as filhas preciosas, morando nas piscinas de banho nas presas do elefante, tocam música cujo som é místico e exalta o caminho da realidade única no Grande Veículo. Tendo visto (esta maravilha), o seguidor se alegra e reverencia, novamente e lê mais ainda e recita os sutras profundos, saúda universalmente os inúmeros budas em todas as direções, faz obediência à stupa do Buda Tesouros Abundantes e ao Buda Sakyamuni, e saúda Virtude Universal e todos os outros grandes bodhisattvas. Então o seguidor faz esta promessa: ‘Tivesse eu (recebido) algumas benções através de meus destinos prévios, certamente eu poderia ver Virtude Universal 6. Por lavor, honrado Fortuna Universal, me apresente seu corpo e forma!”

Tendo assim feito esta promessa, o seguidor deve saudar os budas em todas as direções seis vezes 7 dia e noite, e deve praticar a lei do arrependimento: ele deve ler os sutras do Grande Veículo e os recitar, pensar no significado do Grande Veículo e refletir sobre sua prática, reverenciar e servir aqueles que o mantém, ver todas as pessoas como se estivesse pensando no Buda, e tratar todos os seres vivos como se estivesse pensando em seu pai e mãe. Quando ele termina de refletir nisto, o Bodhisattva Virtude Universal imediatamente enviará um raio de luz do círculo de cabelo branco, o sinal de uma grande figura, entre suas sobrancelhas. Quando este raio é mostrado, o corpo do Bodhisattva Virtude Universal estará dignificado como uma montanha de ouro profundo, tão bem ordenado e refinado que possui todos os trinta e dois sinais. Dos poros de seu corpo ele emitirá grandes raios de luz que iluminarão o grande elefante e mudará sua cor para dourado. Todos os elefantes transformados também estarão coloridos de ouro. Quando estes raios de luz brilharem nos inumeráveis mundos no quadrante do leste, eles todos alterarão suas cores para dourado. Assim, também, nos quadrantes sul, oeste e norte, nas quatro direções intermediárias, no zênite e no nadir.

Então em cada quadrante em todas as direções há um bodhisattva que, montando elefante rei branco de seis presas, é exatamente igual a Virtude Universal. Assim, com seus poderes transcendentes, o Bodhisattva Virtude Universal permitirá que todos os que mantém os sutras do Grande Veículo a ver elefantes transformados enchendo os infinitos e sem limites (mundos) em todas as direções. Neste momento o praticante se alegrará em corpo e mente, vendo todos os bodhisattvas, e os saudará, dizendo:

“Grandes misericordiosos e grandes compassivos! Por compaixão por mim, todos os bodhisattvas e outros em uníssono cada qual explicará a Lei pura do sutras do Grande Veículo e o elogiará em vários versos. Este é chamado o primeiro estágio mental, no qual praticantes primeiramente meditam sobre o Bodhisattva Virtude Universal.

“Com isto, quando o praticante, tendo constatado esta questão, mantém o Grande veículo em mente sem o perder de vista dia e noite, mesmo enquanto dormindo, ele será capaz de ver Virtude Universal pregar a Lei a si num sonho. Exatamente como se (o praticante) estivesse acordado, (o Bodhisattva) o consolará e pacificará a mente do praticante, lhe falando assim: ‘Nos sutras que você recitou e manteve, você esta palavra ou perdeu este verso’. Então o praticante, ouvindo Virtude Universal pregar a Lei profunda, compreenderá o seu significado e o manterá na memória sem esquecer. Como ele faz isto diariamente, sua mente aos poucos adquirirá lucro espiritual. O Bodhisattva Virtude Universal fará com que o praticante lembre-se dos budas em todas as direções. De acordo com o ensinamento de Virtude Universal, o praticante pensará corretamente e se lembrará de tudo, e seus olhos espirituais aos poucos verão os budas do leste, cujos corpos são de cor dourada e muito maravilhosos em suas majestades. Tendo visto um buda, ele novamente verá um outro buda. Desta forma, ele aos poucos verá todos os budas por toda parte no quadrante do leste, e por causa de sua reflexão lucrativa, ele universalmente verá todos os budas em todas as direções.

“Tendo visto os budas, ele concebe alegria em seu coração e pronuncia estas palavras:

‘Por intermédio do Grande veículo, eu também fui capaz de ver os budas. Por intermédio de seus poderes, também fui capaz de ver os budas. Apesar de ter visto estes budas, contudo deixei de fazê-los evidentes. Fechaiido meus olhos eu vi estes budas, mas quando estou com os olhos abertos eu os perco (de vista). Depois de falar assim, o praticante deve universalmente fazer obediência, prostrando-se até o chão em direção aos budas em todas as direções. Tendo feito obediência a eles, ele dcv ajoelhar de mãos postas e deve falar assim: ‘Os budas, os honrados pelo mundo, possuem os dez poderes, os destemores, as dezoito características únicas, a grande compaixão, a grande misericórdia, e os três tipos de estabilidade na contemplação8. Estes budas, para sempre permanecendo neste mundo, tem a melhor aparência de todas as formas. Por qual pecado eu estou deixando de ver estes budas?’