sexta-feira, 23 de abril de 2010

Rissho Ankoku Ron

"Rissho Ankoku Ron" - Tratado sobre o Estabelecimento do Ensino Correto no País
O "Rissho Ankoku Ron" representa uma das cinco grandes obras de Nichiren Shonin. Ele escreveu e apresentou-o ao Shogunato Kamakura, em 1261. O manuscrito original do Rissho Ankoku Ron ainda está preservado no templo Hokekyoji de Nakayama, em Chiba, no Japão. Vejamos o que Nichiren Shonin nos ensina através deste trabalho.


MOTIVO

Porque Nichiren Shonin escreveu o Rissho Ankoku Ron?
Segundo o "Ankoku Ron Okugaki", um pós-escrito do Rissho Ankoku Ron, Nichiren Shonin nota que ele começou a escrever o Rissho Ankoku Ron depois de enfrentar um grave terremoto cerca de nove horas da noite do vigésimo terceiro dia do oitavo mês do primeiro ano da Era Shoka (1257). Muitos desastres, como o grande terremoto, um grande incêndio, ventos extremamente fortes, fome e peste, ocorreram na década de 1250. Em seu tratado, Nichiren Shonin descreve fenômenos estranhos no céu, na terra calamidades naturais, epidemias e fome, que nos últimos anos, se espalharam por todo Japão. Bois e cavalos repousavam mortos em cruzamentos e as ruas estavam cheias de esqueletos. Muitos perderam suas vidas e os sobreviventes sofreram muito por estas catástrofes. A maioria da população pereceu e todos foram atingidos com a dor. O Shogunato ordenou aos templos budistas e aos Santuários Xintoístas para rezar para a recuperação. No entanto, não houve qualquer sinal de melhoria. Nichiren Shonin estava alarmado com a situação difícil, e se dirigiu para a biblioteca do templo Jissoji em Iwamoto para investigar as causas dessas calamidades e procurar uma solução. Ele tentou encontrar uma resposta nos ensinamentos budistas. Ele leu todos os sutras de novo e procurado uma resposta em termos de Buda Dhama, em termos da razão, e em termos do próprio curso dos acontecimentos. O ponto culminante deste esforço foi a escrita do Rissho Ankoku Ron.


TEMA

O título, 'Ankoku Ron Rissho', por si só, expressa o seu conteúdo e seus fins claramente. "Rissho” significa estabelecer o ensino correto, acreditar no Sutra do Lótus, o mais maravilhoso ensinamento do Buda. “Ankoku" refere-se a orientar o Japão e todos os países a prosseguir o caminho para a paz através da criação de um mundo de Buda. Ele não visa apenas proteger países, mas torná-los pacíficos (sem lutar), e trazer tranqüilidade espiritual. "Rissho Ankoku” carrega significados religiosos adicionais. "Rissho Ankoku” articula a vontade de Nichiren Shonin de fazer deste mundo, o mundo do Buda, com fé no Sutra do Lótus. O conteúdo do Rissho Ankoku Ron inclui dez perguntas e respostas entre um viajante e um mestre. A resposta à pergunta 9 diz: "Reforme rapidamente os princípios que você sustenta em seu coração e abrace o verdadeiro Veículo Único. Então o mundo triplo tornar-se-á a terra do Buda e como poderia a terra do Buda decair? As regiões nas dez direções irão se tornar terras do tesouro e como poderá uma terra do tesouro sofrer um dano? Se você vive num país que nunca entra em declínio, em uma terra que nunca sofre danos então o seu corpo estará a salvo e o seu coração tranqüilo. Acredite em minhas palavras, tenha atenção ao que eu digo."


INFLUÊNCIA

Desde que Nichiren Shonin apresentou o Rissho Ankoku Ron ao Shogunato, ele foi forçado a viver uma vida de privações. Sua oposição resultou em exílio por altos funcionários duas vezes e ataques por seguidores de outras religiões. No entanto, ele continuou a espalhar o Sutra do Lótus, correndo o risco de comprometer a sua própria vida. Como o Sutra do Lótus afirma, "Eles falam mal de nós, ou nos olham com desdém, ou conduzem-nos para fora dos mosteiros ao longo do tempo", Nichiren Shonin foi incentivado a colocar em prática o Sutra do Lótus com mais convicção. Neste sentido, podemos assumir que a vida de Nichiren Shonin como um praticante do Sutra do Lótus começou e terminou com o Rissho Ankoku Ron.


SIGNIFICADO DO "RISSHO ANKOKU RON” NA IDADE MODERNA

Conflitos abundam em todo o mundo hoje. Eles nos entristecem. Sabemos que existem muitas causas atrás de cada situação e estes problemas não são tão simples como eles aparecem. Por exemplo, podem ocorrer problemas em coisas como a política, raça, religião, ou recursos naturais. Lamentamos que uma das muitas questões seja a religião. Religião deve levar as pessoas à felicidade. Por que nós devemos lutar contra um outro, pondo em risco a vida de todos, por causa da religião? Faz-nos perguntar sobre a finalidade da religião. Em resposta à pergunta 8 do Rissho Ankoku Ron, Nichiren Shonin instrui: "Pare de dar oferendas para os sacerdotes maus que difamam o Verdadeiro Darma, colocando toda a fé de uma vez nos defensores do Verdadeiro Darma." Sentimos que esta ensino pode oferecer uma resposta para o problema que acabamos de mencionar. Em parte alguma do Rissho Ankoku Ron há uma menção de machucar alguém se os seus inimigos não são crentes ou mesmo caluniadores do Sutra do Lótus. Pelo contrário, a Rissho Ankoku Ron nos incentiva a enfrentar problemas com calma, dando um exemplo, sugerindo que este é o caminho que devemos seguir, mesmo na idade moderna. Temos de diminuir eventuais conflitos com o nome de religião e alcançar um mundo pacífico. Budistas, ao longo da história, nunca tentaram atacar alguém com o nome do Buda. Poucas religiões pode afirmar isso. Neste sentido, o budismo é uma religião maravilhosa. Somos instados a manter e proteger os seus profundos ensinamentos e belas tradições. E, somos alertados para isso sempre que lemos o Rissho Ankoku Ron. A simples manutenção do "Rissho Ankoku Ron", no entanto, não é suficiente; é importante ativá-lo em nossas mentes e corpos, para pensar e praticar o Sutra do Lótus, o mais central ensinamento de Buda, a fim de reforçar e criar um mundo do Buda .

saiba mais
acesse:
http://escolanichiren.blogspot.com/2008/12/rissho-ankoku-ron-tratado-sobre-o.html